top of page
Buscar
  • Flávia Gobi Lopes Kipper

ANSIEDADE COM PROVAS E TRABALHOS

“Como faço para não ficar ansiosa com trabalhos e provas”?


Flávia Gobi L. Kipper

Abri uma caixinha de perguntas sobre ansiedade no meu Instagram e uma adolescente fez a seguinte pergunta: “Como faço para não ficar ansiosa com trabalhos e provas”?

Pergunta tão boa que não dá para responder em poucas linhas, por isso estou escrevendo este artigo :D

Bem, vamos lá! Primeiro acho importante abordar o que NÃO FAZER, que são erros que a maioria dos estudantes (em qualquer faixa etária e em qualquer nível de aprendizagem) comete.


O que NÃO FAZER durante o período de entregas e apresentações de trabalhos ou provas:


- Deixar de tirar dúvidas em sala de aula (seja por vergonha, impaciência, medo de ser julgado pelos colegas ou professores ou por qualquer outro motivo). Se com as explicações e comentários dos colegas já não estiver fácil entender o assunto, se sentir sozinho para lidar com a dificuldade no período de provas provavelmente vai gerar ansiedade;


- Evitar entrar em contato com as matérias com as quais tem dificuldade ou das quais não gosta e deixar esses conteúdos se acumularem. Estudar assuntos que consideramos difíceis, em grande quantidade, e com prazo curto (provas marcadas) é outro potente gatilho para ansiedade;


- Suspender todas as atividades extracurriculares (atividades físicas, de lazer, de entretenimento) para “focar mais” nos estudos. Durante esses períodos é aceitável alguma redução no tempo de outras atividades para dedicar um pouco mais de tempo aos estudos, mas nada drástico, pois tanto as atividades físicas quanto o lazer e o entretenimento são fundamentais para a manutenção de neurotransmissores que mantém a nossa saúde mental, como a dopamina, a serotonina e a endorfina (importantíssimas para regular os níveis de ansiedade e stress);


- Mudar a rotina habitual de sono (ex: começar a ficar acordado até muito tarde estudando, ou acordar muito cedo para estudar, ou o pior dos mundos: dormir menos horas do que o seu habitual). O sono é fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo, desde a regulação do humor e do sistema imunológico, até os processos de atenção (foco e capacidade de concentração) e memorização (fixação dos novos conhecimentos recebidos), então noites bem dormidas=melhor desempenho=menor ansiedade e stress porque você percebe que entende e fixa o que estuda e então se sente mais seguro;


- Descuidar da alimentação e ficar horas sem comer ou consumir alimentos de baixo valor nutricional (mas que dão uma sensação boa na hora em que os consumimos), especialmente os ricos em açúcar, gordura e sódio.

Nos momentos em que enfrentamos situações estressantes é quando o nosso organismo precisa estar mais bem nutrido e bem hidratado para responder à altura. Pessoas com tendência a elevação da ansiedade não devem consumir alimentos ricos em açúcar (ex: chocolate e doces em geral, bolachas recheadas, sorvetes, refrigerantes, sucos de caixinha, etc), também não devem consumir energéticos e bebidas ricas em cafeína como café, guaraná, chá preto, chá mate, chá verde...), consumir esses produtos em períodos mais estressantes é como tentar apagar um princípio de incêndio com gasolina.


- Estudar na véspera da prova ou horas antes. Embora seja um hábito muito comum, é totalmente desaconselhado para pessoas com tendência a elevação de ansiedade. Se você já estudou ao longo do bimestre, já sabe toda a matéria e quiser dar uma revisadinha só para ver se não está se esquecendo de nada, para se sentir mais seguro, até pode ser, mas, se não for esse o seu caso, tentar aprender muita coisa em cima da hora só vai exacerbar a ansiedade e te levar a confundir o que você sabe, ou até mesmo provocar um “branco” na hora da prova.


Certo, além de todas as orientações acima, gostaria de acrescentar algumas recomendações:


- Mantenha uma rotina de estudos ao longo de todo o bimestre/trimestre (dependendo da estrutura de avaliações do seu curso) e não deixe o “nível da água” subir...procure se manter a par do que está acontecendo e revisar os conteúdos conforme eles vão sendo oferecidos. Se tiver dúvidas, busque ajuda, não as deixe acumular.


- Faça uma organização das suas tarefas, um planejamento da realização de cada um dos trabalhos com datas de cada passo e a data final de entrega, datas de revisões para provas, datas de provas. Para isso você pode usar um caderno e fazer listas de atividades, uma agenda diária, um planner ou algum aplicativo de organização de tarefas, qual estratégia você se sentir melhor. Se precisar, posso te ajudar com isso.


- Se perceber que tem muita dificuldade em alguma disciplina, mesmo com o apoio do seu professor, procure ajuda. Você pode pedir ajuda a algum colega de classe que tem bom desempenho na disciplina, propor um grupo de estudos entre colegas (onde todos poderiam se ajudar nas suas dificuldades) ou procurar um professor particular.


- Se perceber que mesmo seguindo essas orientações a ansiedade não diminui, se perceber que essa ansiedade mais elevada aparece em outras áreas da vida ou está sempre ali te rondando o tempo todo, procure ajuda profissional, ansiedade tem tratamento e deve ser tratada para melhorar a sua qualidade de vida.


Espero que este artigo tenha sido útil. Se você se identificou com o conteúdo e acha que precisa de ajuda, procure um(a) psicólogo(a) o quanto antes para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento. Se quiser agendar uma consulta comigo, clique aqui nesse link para o meu whatsapp. Será um prazer ajudar :D





17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page